TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TOD

Neste texto, falaremos um pouco mais sobre o TOD, um transtorno de conduta infantil e adolescente, conhecido pela desobediência e comportamentos desafiadores. Aproveite a leitura e saiba mais sobre este assunto.

Boa leitura!

 

 

TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TOD

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) está no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) como um transtorno de conduta que se manifesta principalmente na infância e na adolescência. Crianças e adolescentes com TOD apresentam um padrão persistente de comportamentos desafiadores, desobedientes e hostis em relação a figuras de autoridade.

Os principais sintomas incluem:

Desobediência: Recusa em seguir regras ou ordens.
Discussões: Tendência a discutir ou desafiar adultos.
Comportamento provocativo: Atitudes que visam irritar ou provocar os outros.
Culpabilização: Frequentemente culpam os outros pelos seus erros ou mau comportamento.
Sentimentos de raiva: Mostram facilmente irritação e ressentimento.

O TOD pode impactar as relações familiares, sociais e escolares. O tratamento geralmente envolve intervenções comportamentais, terapia familiar e, em alguns casos, apoio psicológico. A identificação precoce e o suporte adequado são importantes para ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de autocontrole.

Como diferenciar o TOD dos desafios esperados na infância?

Essas características não necessariamente indicam que uma criança tem transtorno opositor desafiador. Ou seja, trata-se de um diagnóstico difícil. Diferenciar o TOD de comportamentos comuns da infância, como birras e desafios ao autoritarismo, pode ser difícil, pois esses comportamentos podem ser observados em muitas crianças em algum momento durante o desenvolvimento. Por isso, para conseguir fazer essa diferenciação é fundamental levar em conta alguns critérios:

  • Padrão persistente: o comportamento desafiador é persistente e ocorre com frequência;
  • Severidade: o comportamento é mais grave do que os desafios comuns da infância; as crianças com esse transtorno podem ser agressivas, provocadoras e vingativas;
  • Duração: o comportamento desafiador dura pelo menos seis meses, não é um evento pontual ou transitório;
  • Interferência: o comportamento tem impacto no funcionamento normal da criança, afetando suas relações e seu desempenho escolar;
  • Contexto: o comportamento desafiador ocorre em diversos contextos – como em casa, na escola, em reuniões com amigos e familiares –, e não apenas em um ambiente específico.

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) se diferencia de birras normais e transtornos de ansiedade de várias maneiras:
TOD vs. Birras Normais

  1. Persistência:
    o TOD: Os comportamentos desafiadores são persistentes e ocorrem em várias situações (casa, escola etc.), não apenas em momentos de frustração.
    o Birras Normais: Geralmente são reações pontuais a situações específicas, como frustração ou cansaço.
  2.  Intensidade:
    o TOD: O comportamento é mais intenso e pode incluir hostilidade ou agressão verbal.
    o Birras Normais: Tendem a ser menos intensas e a criança geralmente se acalma após um curto período.
  3. Impacto nas Relações:
    o TOD: Afeta significativamente as interações familiares e sociais, criando conflitos frequentes.
    o Birras Normais: Não costumam prejudicar relações de maneira duradoura.

TOD vs. Transtornos de Ansiedade

  1. Foco do Comportamento:
    o TOD: Envolve desobediência e desafio a figuras de autoridade, com comportamentos intencionais.
    o Transtornos de Ansiedade: Envolvem preocupações excessivas, medos e evitação de situações que causam ansiedade
  2. Emoções:
    o TOD: A raiva e a irritação são predominantes, com comportamentos provocativos.
    o Transtornos de Ansiedade: Os sentimentos de medo, apreensão e insegurança são mais comuns.
  3. Reação a Situações:
    o TOD: A criança pode desobedecer ou desafiar regras, independentemente de estar em situações estressantes.
    o Transtornos de Ansiedade: O comportamento geralmente é motivado pelo desejo de evitar situações que causam medo ou desconforto.

 

Considerações Finais
A avaliação profissional é crucial para distinguir entre esses comportamentos e entender suas causas. Um diagnóstico adequado pode levar a intervenções mais eficazes e ao suporte necessário.

 

*Juliana Miziara – Sou terapeuta ocupacional e atuo com desenvolvimento infantil e crianças autistas. Sócia-proprietária do Ohana – Espaço Terapêutico, palestrante, mentora de famílias atípicas, supervisora de profissionais e idealizadora do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento do Bebê.

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