Neste texto, falaremos um pouco mais sobre o TOD, um transtorno de conduta infantil e adolescente, conhecido pela desobediência e comportamentos desafiadores. Aproveite a leitura e saiba mais sobre este assunto.
Boa leitura!
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TOD
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) está no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) como um transtorno de conduta que se manifesta principalmente na infância e na adolescência. Crianças e adolescentes com TOD apresentam um padrão persistente de comportamentos desafiadores, desobedientes e hostis em relação a figuras de autoridade.
Os principais sintomas incluem:
Desobediência: Recusa em seguir regras ou ordens.
Discussões: Tendência a discutir ou desafiar adultos.
Comportamento provocativo: Atitudes que visam irritar ou provocar os outros.
Culpabilização: Frequentemente culpam os outros pelos seus erros ou mau comportamento.
Sentimentos de raiva: Mostram facilmente irritação e ressentimento.
O TOD pode impactar as relações familiares, sociais e escolares. O tratamento geralmente envolve intervenções comportamentais, terapia familiar e, em alguns casos, apoio psicológico. A identificação precoce e o suporte adequado são importantes para ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de autocontrole.
Como diferenciar o TOD dos desafios esperados na infância?
Essas características não necessariamente indicam que uma criança tem transtorno opositor desafiador. Ou seja, trata-se de um diagnóstico difícil. Diferenciar o TOD de comportamentos comuns da infância, como birras e desafios ao autoritarismo, pode ser difícil, pois esses comportamentos podem ser observados em muitas crianças em algum momento durante o desenvolvimento. Por isso, para conseguir fazer essa diferenciação é fundamental levar em conta alguns critérios:
- Padrão persistente: o comportamento desafiador é persistente e ocorre com frequência;
- Severidade: o comportamento é mais grave do que os desafios comuns da infância; as crianças com esse transtorno podem ser agressivas, provocadoras e vingativas;
- Duração: o comportamento desafiador dura pelo menos seis meses, não é um evento pontual ou transitório;
- Interferência: o comportamento tem impacto no funcionamento normal da criança, afetando suas relações e seu desempenho escolar;
- Contexto: o comportamento desafiador ocorre em diversos contextos – como em casa, na escola, em reuniões com amigos e familiares –, e não apenas em um ambiente específico.
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) se diferencia de birras normais e transtornos de ansiedade de várias maneiras:
TOD vs. Birras Normais
- Persistência:
o TOD: Os comportamentos desafiadores são persistentes e ocorrem em várias situações (casa, escola etc.), não apenas em momentos de frustração.
o Birras Normais: Geralmente são reações pontuais a situações específicas, como frustração ou cansaço. - Intensidade:
o TOD: O comportamento é mais intenso e pode incluir hostilidade ou agressão verbal.
o Birras Normais: Tendem a ser menos intensas e a criança geralmente se acalma após um curto período. - Impacto nas Relações:
o TOD: Afeta significativamente as interações familiares e sociais, criando conflitos frequentes.
o Birras Normais: Não costumam prejudicar relações de maneira duradoura.
TOD vs. Transtornos de Ansiedade
- Foco do Comportamento:
o TOD: Envolve desobediência e desafio a figuras de autoridade, com comportamentos intencionais.
o Transtornos de Ansiedade: Envolvem preocupações excessivas, medos e evitação de situações que causam ansiedade - Emoções:
o TOD: A raiva e a irritação são predominantes, com comportamentos provocativos.
o Transtornos de Ansiedade: Os sentimentos de medo, apreensão e insegurança são mais comuns. - Reação a Situações:
o TOD: A criança pode desobedecer ou desafiar regras, independentemente de estar em situações estressantes.
o Transtornos de Ansiedade: O comportamento geralmente é motivado pelo desejo de evitar situações que causam medo ou desconforto.
Considerações Finais
A avaliação profissional é crucial para distinguir entre esses comportamentos e entender suas causas. Um diagnóstico adequado pode levar a intervenções mais eficazes e ao suporte necessário.
*Juliana Miziara – Sou terapeuta ocupacional e atuo com desenvolvimento infantil e crianças autistas. Sócia-proprietária do Ohana – Espaço Terapêutico, palestrante, mentora de famílias atípicas, supervisora de profissionais e idealizadora do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento do Bebê.
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