TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEA
Os Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Esses transtornos geralmente se manifestam na infância e podem impactar habilidades como a comunicação, o aprendizado, a coordenação motora e o comportamento.
Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), eles se subdividem em:
- Deficiência Intelectual;
- Transtornos de Comunicação;
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH);
- Transtorno Específico da Aprendizagem;
- Transtornos Motores;
- Transtorno de Tique, como a Síndrome de Tourette.
Esses transtornos podem ter uma base genética e ambiental, e o tratamento geralmente envolve intervenções educacionais, terapias comportamentais e, em alguns casos, medicamentos. A identificação precoce e o suporte adequado são fundamentais para ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades e alcançarem seu potencial.
TEA – AUTISMO
O autismo, mais precisamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo ao seu redor. O termo “espectro” refere-se à ampla gama de sintomas e níveis de intensidade que podem variar de pessoa para pessoa.
Principais Características
- Dificuldades de Comunicação:
o Pode incluir atraso na fala, dificuldades em iniciar ou manter conversas e uso repetitivo da linguagem. - Desafios Sociais:
o Dificuldades em entender normas sociais, reconhecer expressões faciais e interagir com os outros. - Comportamentos Repetitivos:
o Inclui interesses restritos, comportamentos repetitivos (como balançar o corpo ou girar objetos) e necessidade de rotinas rígidas. - Sensibilidade Sensorial:
o Algumas pessoas podem ser hipersensíveis ou hipossensíveis a estímulos sensoriais, como sons, luzes, texturas e cheiros.
Causas
As causas do autismo ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais contribua para seu desenvolvimento.
Diagnóstico e Intervenção
O diagnóstico é geralmente feito na infância, baseado em observações comportamentais e no desenvolvimento. Intervenções precoces, como terapias comportamentais, sensoriais, motoras, educacionais e de fala, podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades que se encontram em déficit.
Cada pessoa com TEA é única, e o suporte deve ser adaptado às suas necessidades individuais. O entendimento e a aceitação são fundamentais para promover a inclusão e a qualidade de vida das pessoas no espectro.
*Juliana Miziara – Sou terapeuta ocupacional e atuo com desenvolvimento infantil e crianças autistas. Sócia-proprietária do Ohana – Espaço Terapêutico, palestrante, mentora de famílias atípicas, supervisora de profissionais e idealizadora do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento do Bebê.
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