TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEA

 

TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEA

Os Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Esses transtornos geralmente se manifestam na infância e podem impactar habilidades como a comunicação, o aprendizado, a coordenação motora e o comportamento.
Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), eles se subdividem em:

  •  Deficiência Intelectual;
  • Transtornos de Comunicação;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH);
  •  Transtorno Específico da Aprendizagem;
  • Transtornos Motores;
  • Transtorno de Tique, como a Síndrome de Tourette.

Esses transtornos podem ter uma base genética e ambiental, e o tratamento geralmente envolve intervenções educacionais, terapias comportamentais e, em alguns casos, medicamentos. A identificação precoce e o suporte adequado são fundamentais para ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades e alcançarem seu potencial.

 

TEA – AUTISMO

O autismo, mais precisamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo ao seu redor. O termo “espectro” refere-se à ampla gama de sintomas e níveis de intensidade que podem variar de pessoa para pessoa.

Principais Características

  1. Dificuldades de Comunicação:
    o Pode incluir atraso na fala, dificuldades em iniciar ou manter conversas e uso repetitivo da linguagem.
  2. Desafios Sociais:
    o Dificuldades em entender normas sociais, reconhecer expressões faciais e interagir com os outros.
  3. Comportamentos Repetitivos:
    o Inclui interesses restritos, comportamentos repetitivos (como balançar o corpo ou girar objetos) e necessidade de rotinas rígidas.
  4. Sensibilidade Sensorial:
    o Algumas pessoas podem ser hipersensíveis ou hipossensíveis a estímulos sensoriais, como sons, luzes, texturas e cheiros.

 

Causas

As causas do autismo ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais contribua para seu desenvolvimento.

 

Diagnóstico e Intervenção

O diagnóstico é geralmente feito na infância, baseado em observações comportamentais e no desenvolvimento. Intervenções precoces, como terapias comportamentais, sensoriais, motoras, educacionais e de fala, podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades que se encontram em déficit.

Cada pessoa com TEA é única, e o suporte deve ser adaptado às suas necessidades individuais. O entendimento e a aceitação são fundamentais para promover a inclusão e a qualidade de vida das pessoas no espectro.

 

 

*Juliana Miziara – Sou terapeuta ocupacional e atuo com desenvolvimento infantil e crianças autistas. Sócia-proprietária do Ohana – Espaço Terapêutico, palestrante, mentora de famílias atípicas, supervisora de profissionais e idealizadora do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento do Bebê.

 

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